12 de March | 17:59

Sintego promove formação de conselheiros do CACS-Fundeb em Leopoldo de Bulhões

O coordenador do Sintego, professor Omar Roni, responsável pelos conselhos ligados à educação e acompanhamento da aplicação de verbas no setor, participou na última quinta-feira (07) de um curso de formação para os conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb), em Leopoldo de Bulhões. “É fundamental esse curso de formação para que os novos membros do conselho fiquem cientes da importância na atuação da comunidade fiscalizando os recursos investidos na educação”, afirmou Omar.

Durante o evento, foram repassados aos novos conselheiros conhecimentos técnicos da legislação e da função do conselho.

Desde o ano passado, os trabalhadores da educação de Leopoldo de Bulhões lutam pela implantação do CACS-Fundeb no município, que só foi criado no início de 2013. Os novos conselheiros foram nomeados e, agora, com a formação, poderão atuar efetivamente na fiscalização dos recursos aplicados no setor.

“A participação da sociedade na defesa de uma escola pública de qualidade é muito importante, principalmente cobrando políticas públicas e fazendo o controle social do investimento feito na educação, assumindo o compromisso de, junto com os conselhos, acompanhar as aplicações das verbas como, por exemplo, o Fundeb”, destacou a presidenta do Sintego, professora Iêda Leal.

Participaram do encontro a presidenta da Regional Sindical de Silvânia, a secretária para Assuntos Educacionais e Culturais, Cida Abreu, a secretária geral da Regional, Renildes Pereira Paula, a secretária municipal de Educação, Nida Egídio, e representantes dos professores, pais, alunos e comunidade escolar.